quarta-feira, agosto 10, 2005

O Mundial Continua

Terminou a 1.ª fase do Mundial, e confirmaram-se as surpresas dos primeiros dias, a França pela negativa com mais um resultado decepcionante, um empate com a Holanda a 2 golos, e a Inglaterra pela positiva, depois de uma derrota por apenas 4-1 com a Espanha... Se pensarmos que a Inglaterra era selecção de levar goleadas de 20 golos para cima à 4 anos atrás, é sem dúvida uma surpresa agradável deste país que tem participado em todos os Europeus e Mundiais das camadas jovens nos últimos anos, tem inclusive 1 jogador no Bassano (vice campeão Italiano), e outro no 2.º escalão do hóquei Espanhol.
Bom trabalho que se vai realizando em terras de Sua Majestade!


De resto nenhuma surpresa, as prestações menos positivas de Brasil, Itália e Moçambique eram de esperar, Angola depois de um Mundial afastada dos quartos de final, voltou a conseguir o apuramento para a fase decisiva do Mundial, Macau deve ter o passaporte de regresso ao Mundial B garantido, Moçambique ou Chile, EUA ou Inglaterra e Alemanha ou Holanda devem discutir as outras 2 vagas de despromoção.


Portugal e Espanha devem eliminar com maior ou menor dificuldade a Suíça e o Brasil, respectivamente, e assim encontram-se na meia final decisiva deste Mundial.
A Argentina deve testar algumas soluções frente à França para poder encarar o jogo com a Itália (que joga com Angola nos quartos de final) nas meias finais de forma séria, pois nunca se sabe se os Italianos têm um dia memorável, e liderados pela revelação Italiana neste Mundial, Mattia Cocco, conseguem eliminar a Argentina...


Entretanto, ao que parece o próximo mundial irá realizar-se em 2007 na Suíça, nas cidades de Montreux e Wimmis. Os outros candidatos eram a França (que entretanto cancelou a candidatura), Itália e Chile.
Ainda este ano, na província de Mendonza, na Argentina, vai se disputar o Mundial de sub 20, que contará com a participação das selecções da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, México, EUA, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Austrália. Portugal, Itália e Suíça não se inscreveram...




Para 2006 teremos o Mundial feminino, para o qual existem as candidaturas de Chile, Uruguai, Argentina, EUA e Espanha.
O Mundial B, será disputado mais uma vez no Uruguai, em Montevideu.

No inicio deste ano, e após o sucesso do torneio internacional de San Juan, a CIRH enviou uma carta a todas as Federações a propor a ideia de ser criado um Mundial de clubes, até ao momento ainda não houve feed back desta iniciativa, mas seria uma iniciativa interessante se disputada na pré época, uma vez que os calendários já estão demasiado preenchidos.